imagem-04

Chegou o momento em que você, ou sua empresa, precisa dar sinal de vida na internet. Para aqueles que nunca tiveram um site, o processo pode parecer exaustivo e complicado. Este artigo tem como objetivo sanar algumas dúvidas muito comuns para os marinheiros de primeira viagem.

Nome de domínio

A primeira decisão a se tomar é a respeito do nome de domínio. O nome de domínio é o que identifica o site na internet (por ex.: sua-empresa.com.br) e permite que nós acessemos os sites através de um nome. Antes de registrar o seu domínio, é necessário consultar a disponibilidade do mesmo, isto é, se ninguém registrou o domínio antes de você. No Brasil, você pode utilizar o site registro.br para fazer esta consulta. Na animação abaixo, temos um exemplo de consulta.

Consulta no registro.br

Consultando um nome de domínio no registro.br

Após encontrar um nome de domínio disponível, o site irá lhe guiar pelo processo de registro e configuração.

Criação do site

Há basicamente dois tipos de processo de criação de sites: 1) ferramentas online que permitem que você mesmo crie seu site de forma fácil, porém com opções muito limitadas, e 2) contratar uma empresa especializada na criação de websites. Neste artigo, falaremos sobre este segundo método de trabalho.

Para que você tenha um site com visual e funcionamento profissionais, a melhor maneira de atingir esse objetivo é procurar por empresas desenvolvedoras de software que trabalham com a criação de websites. Os profissionais do desenvolvimento de software vão lhe ajudar a encontrar a melhor solução para você e para sua empresa.

De todas as escolhas que você precisa fazer, esta é mais importante: qual escolher para desenvolver o seu site? Antes de fechar qualquer contrato, procure antes saber sobre a idoneidade da empresa, seus trabalhos passados, recomendações de pessoas conhecidas, os serviços que a empresa pode lhe fornecer.

Assim que o desenvolvimento do seu website iniciar, é hora de cuidar de mais um aspecto muito importante, a hospedagem.

Hospedagem

O nome de domínio apenas o identifica na internet, mas é na hospedagem onde o seu site realmente reside. É na hospedagem onde ficam os arquivos responsáveis pelo funcionamento do seu site. A grande maioria das empresas que fornecem serviços de hospedagem também oferecem serviços adicionais, como e-mail personalizado (ex.: voce@sua-empresa.com.br). Antes de contratar um serviço de hospedagem, fique bastante atento e compare bem as características de cada um. Alguns dos itens a se considerar na hora de contratar uma hospedagem são:

  • velocidade e disponibilidade do serviço;
  • espaço de armazenamento disponível;
  • qualidade do atendimento/suporte ao cliente;
  • limite de transferência mensal;
  • tecnologias disponíveis (PHP, MySQL, cPanel…);
  • serviços adicionais (contas de e-mail, ferramenta de marketing por e-mail etc.);
  • bom balanço entre custo e  benefícios.

Basicamente, são esses três itens que você precisa conhecer para poder adquirir um site de qualidade. Embora todos os três sejam de grande importância, recomendamos que invista a maior parte do seu tempo disponível na escolha de um bom desenvolvedor de software. Um bom desenvolvedor sempre lhe ajudará a tomar as decisões sobre os outros dois passos, facilitando a sua vida.

Ainda resta alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato.

Deixe um comentário