pre-visualização android studio com erro destacada

Quem já está a mais tempo programando em Android sabe que o Google trocou sua IDE padrão para o desenvolvimento Android. Nada muito drástico, antes era utilizado o Eclipse com o super plugin ADT do Google que fazia com que o Eclipse virasse uma verdadeira IDE para Android e agora utiliza o Android Studio que nada mais é que um Intellij IDEA modificado (que nada mais é que um eclipse aprimorado). Mas enfim, a questão é que sim o Android Studio é superior ao Eclipse + ADT pois dispensa as várias configurações que eram necessárias para começar a programar em Android entre outras coisas, porém um simples Hello World que deveria ser apenas criar um novo projeto e executar costuma apresentar alguns problemas logo de cara. Um deles é um erro apresentado na pré-visualização dos layouts.

Ao abrir algum arquivo de layout você deveria ver a pré-visualização da tela para que você não precise ficar executando sempre o projeto para ver como está ficando a tela, no caso de um novo projeto a tela que vem por padrão, o Hello World deveria estar como a imagem abaixo.

pre-visualização android studio

Porém o que pode acontecer é você ver um erro no lugar da pré-visualização:

Conforme imagem abaixo.

pre-visualização android studio com erro

Para corrigir isso é simples, basta abrir o arquivo styles.xml

E acrescentar Base. no inicio do valor do atributo parent da tag style:

Agora é só abrir o arquivo de layout novamente e você passará a ver a pré visualização normalmente.

1 Comentário

  1. Felipe Barreto Responder

    Rapaz, muito obrigado!

    Estou iniciando meus estudos em mobile, tem mais de 3 dias que eu tento consertar esse problema e seu comentário acabou de me salvar!

    Obrigado mesmo!

Deixe um comentário